top of page

GT 1 - SOCIOLOGIAS DO SIMBÓLICO - Aud. I Central de Aulas

Debatedoras:  Prof.ª Dr.ª Miqueli Michetti e  Prof.ª Dr.ª Marina Moguillansky

05 de Novembro - 9:00 às 12:00

​

​

1 - "LIBERAIS POR INTEIRO": UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE A EMERGÊNCIA DE IDENTIDADES POLÍTICAS JUVENIS EM CAMPINA GRANDE” – Tatiana Sales e Mónica Franch

Resumo: Este trabalho é fruto de pesquisa de doutorado desenvolvida em Campina Grande desde junho de 2016. Os agentes da pesquisa são jovens universitários que formaram um grupo de estudos liberais chamado “Coletivo Luis Gama”. A pesquisa inclui observação participante e entrevistas em profundidade. O movimento liberal ressurge no Brasil na esteira do movimento conservador, que se torna visível publicamente como um dos desdobramentos das mobilizações que protagonizaram o impeachment da presidente Dilma. O Luis Gama é formado no bojo dessa movimentação. Foi percebido que a identidade política dos jovens é um processo em movimento, com tensões internas e reposicionamentos a partir das mudanças no contexto político nacional. Assim, se na fundação do Coletivo o objetivo era se apresentar como uma alternativa à esquerda, o fortalecimento da direita provocou um descolamento desses jovens que discordaram da pauta conservadora.

​

2 - RELACIONAMENTOS EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO – Aristides Ariel Bernardo

Resumo: Não há dúvidas de que a Internet, mídias digitais e as chamas redes sociais, estão inseridas em praticamente todos os âmbitos da vida humana hoje. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo lançar uma luz inicial sobre as algumas transformações ocorridas na forma de se relacionar por meio de sites e aplicativos de relacionamento que chamo aqui de redes sociais virtuais online.
 

3 - AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA CONSTRUÇÃO DO (A) JOVEM UNIVERSITÁRIO(A) DE CLASSES POPULARES: PERCURSOS E SIGNIFICADOS – Maria Leirislene de Sousa

Resumo: As políticas de ampliação, interiorização e financiamento de programas de apoio ao acesso e permanência nas Instituições de Ensino Superior (IES) vêm sofrendo com as políticas de cortes e mercantilização do ensino superior público. Em contrapartida, apesar de se tratar de uma pesquisa em andamento, o presente esboço contempla a importância de alguns dos programas de incentivo à permanência, à pesquisa e ensino da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Dialogando com teóricos que discutem sobre a categoria juvenil e seus campos de possibilidades nas instituições educacionais e sociais, como Pierre Bourdieu, Paulo Carrano, Nadir Zago e Machado Pais, além de outros pesquisadores.

​

4 - “SOLIDÃO, AMARGURA, DESPREZO E MAIS NADA”: MÚSICA BREGA, EMOÇÕES E SOCIOLOGIA – Márcio Silva de Melo

Resumo: Este trabalho busca realizar um debate em torno do fenômeno cultural conhecido como música “brega” surgido no final da década de 1960 e consolidado nos anos de 1970. Realizando um diálogo entre a sociologia das emoções se a sociologia da cultura, analisaremos a trajetória do cantor Evaldo Braga, focando na análise das letras de suas canções românticas, buscando demonstrar como as representações dos sentimentos ali apresentados estão entrelaçados com ideais da melancolia. 

​

5 - O BONDE B: A SOCIABILIDADE DE UM GRUPO DE JOVENS INSERIDO NO TRÁFICO EM UM ESPAÇO RELIGIOSO – Janaina Coreia Lucas

Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a sociabilidade de um grupo de jovens inserido no tráfico denominado aqui de Bonde B em uma igreja evangélica situada na comunidade em que este exerce sua atividade ilegal. Desse modo busca-se analisar a igreja enquanto um espaço de sociabilidade desses jovens como também a representação de valores e significantes que esta igreja possui para eles, visto que além do tráfico de drogas estão inseridos também em um contexto de vulnerabilidade social, como também vivenciam um cotidiano de violência urbana. Deste modo procura-se investigar a importância deste espaço religioso para o grupo a partir da dinâmica social do Bonde B dentro da comunidade religiosa como também a relação interpessoal de seus integrantes a partir de suas práticas sociais estabelecidas.

bottom of page