top of page

Minicurso: 

Diálogos com Angela Davis: a luta das Mulheres Negras e a Democracia da Abolição

​

​

Mônica Vilaça* e Bárbara Freitas**

*Doutoranda do PPGS da Universidade Federal da Paraíba.

** Mestra do PPGNEIM da Universidade Federal da Bahia

Neste minicurso buscaremos construir um espaço para diálogos introdutórios a partir de preocupações e contribuições de Angela Davis, autora estadunidense, militante e importante referência do movimento negro, e de sua intersecção com as problematizações e elaborações feministas em uma sociedade de classes. Será objetivo deste espaço refletir sobre as contribuições da autora ao pensamento feminista do século XX. 

A partir da obra Mulheres, Raça e Classe (2016) discutiremos a condição da mulher negra, o movimento negro, a luta contra o racismo e o sexismo enquanto componentes estruturantes da sociedade. E, com base em Democracia da Abolição (2019), como se apresenta a crítica ao Estado como responsável direto por uma mutação e preservação de relações de violência e escravidão de negras e negros, considerando: como o encarceramento em massa implica na destituição da riqueza social do povo negro; como as normas sociais brancas estabelecem um ‘contrato social’ marcado por rótulos e violência ritualística as negras e negros. Debater Angela Davis contribui no reconhecimento da produção antirracista, assim como, em deslocar o olhar para outros lugares de produção de conhecimento e de interpretações das estruturas sociais de opressão e desigualdade. 

O desenvolvimento do curso utilizará como referência a educação popular e a pedagogia feminista, nas quais as ferramentas participativas oportunizam a problematização a partir dos saberes diversos, das práticas e experiências das e dos participantes. Desta forma, trabalharemos com estratégias que permitam consolidações coletivas, como painéis e mandalas, leituras em grupo e debates. 

​

Carga Horária: 4 horas

bottom of page